logo

Mostra Cantautores

Sobre

Créditos

O cantautor é uma figura presente em várias épocas da história da humanidade. O imaginário das mais diversas civilizações sempre reservou um lugar ao dom dos bardos, trovadores, repentistas, artistas cuja expressão se desenvolve na solidão do gesto cantante.

A arte do cantautor, a canção em seu formato mais essencial, guarda portanto um caráter místico, de ato de resistência, insistência, expressão individual e universal. Emissário de narrativas de caráter diverso, o cantautor é um personagem fundamental ao espaço social da cidade moderna, por atualizar tradição tão antiga nas linguagens humanas, por portar afetos indispensáveis à nossa atmosfera simbólica.

A Mostra Cantautores de BH é um encontro intimista de compositores da canção contemporânea e tem por conceito-base a realização de apresentações solo, em que cantores-compositorestocam suas canções em formato bruto, acompanhados apenas por seu instrumento.

A primeira edição da Mostra foi realizada de forma independente em outubro de 2011, misturando na programação cancionistas estreantes e outros já consagrados durante 6 dias de shows e encontros memoráveis. Cada um dos 12 artistas da primeira mostra teve uma canção registrada no CD “Coletânea 1 – Mostra Cantautores”, lançado em agosto de 2012 e disponível para download gratuito no site do projeto.

A Mostra Cantautores de BH apresenta agora a sua segunda edição, viabilizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e tem o prazer em convidá-lo para assistir 13 cantautores inéditos no projeto, durante 7 dias de shows na sede do Teatro Espanca!