News

16

dez

Balanço guingado

Por Lauro Lisboa Garcia – 16/12/14

Festivais de música são excitantes pra mim, especialmente os de longa duração em cidades fora do circuito paulistano ou carioca – não só pela oportunidade de viajar, mudar de ares, conhecer o trabalho de …


ler mais →

16

dez

Diário das Alterosas (sábado, dia 6)

Por Leonardo Lichote – 14/12/14

Com saudável leviandade, costumo dizer que a canção popular é a forma mais elevada de arte que existe. Uma noite como a de sábado na Mostra Cantautores reforça essa ideia de forma tão sutil quanto …


ler mais →

16

dez

Ah, Portugal-Bahia…

Por Lauro Lisboa Garcia – 14/12/14

“Fado é na ponta da língua/ samba é na ponta do pé”, diz uma terna canção de Luiz Melodia, simbólica figura da música preta brasileira, que furou expectativas quando desceu do Morro de São …


ler mais →

16

dez

Diário das Alterosas (sexta, dia 5)

Por Leonardo Lichote – 13/12/14

Do topo da montanha mais alta de Minas, um giro de 360°, com os olhos mirando além e aquém dos limites do estado. A ideia de panorama amplo – em gêneros, em motivações, em naturezas, …


ler mais →

16

dez

Uai not?

Por Lauro Lisboa Garcia – 13/12/14

Sempre tive a little problem com artistas brasileiros who sings in english. Acho que poucos convencem because of the lyrics, the accent e a confusão de identidade. Na 4ª mostra Cantautores, yesterday, se apresentaram …


ler mais →

16

dez

Diário das Alterosas (quinta, dia 4)

Por Leonardo Lichote – 12/12/14

William Serra é cantor, compositor e instrumentista – a tal figura celebrada na Mostra Cantautores. Mas William Serra também se apresenta como dono de um café numa cidade do interior de Minas, onde mora (“Vocês …


ler mais →

16

dez

Um grande “achamento”

Por Lauro Lisboa Garcia – 12/12/14

Thiago Amud é um prodígio – e eu, que não gosto de escrever textos jornalísticos em primeira pessoa, sinto-me como que vinculado ao desejo de revelar apenas a impactante atração intelectual que senti por …


ler mais →

16

dez

Diário das Alterosas (quarta, dia 3)

Por Leonardo Lichote – 11/12/14

Chego atrasado à Funarte para a terceira noite da Mostra Cantautores. A apresentação de Laura Catarina, de quem nada sabia, tinha acabado de começar. Dentro do teatro, a sala escura e eu ainda sem ver …


ler mais →

11

dez

Um sonho hippie que não acabou

Por Lauro Lisboa Garcia – 11/12/14

Nada como uma boa brisa depois de um contratempo. Noite após noite, a 4ª Mostra Cantautores em Belo Horizonte tem alternado climas de forma curiosa. Ontem foi a vez de se instalar um ambiente …


ler mais →

11

dez

Diário das Alterosas (terça, dia 2)

Por Leonardo Lichote – 10/12/14

Tarde no Mercado Central de Belo Horizonte, doce de abóbora com coco e, na sequência, cachaça. Começar o texto do segundo dia, como o do primeiro, com roteiro gastronômico – estilisticamente pouco criativo mas, bolas, …


ler mais →

11

dez

Duas paulistas em contraste

Por Lauro Lisboa Garcia – 10/12/14

Canções inéditas, outras desconhecidas, algumas que parecem esboços e precisam ser trabalhadas, deslizes na prosódia, vozes e timbres nem sempre adequados para determinado formato sonoro, tempo curto para dizer à plateia a que se …


ler mais →

11

dez

Diário das Alterosas (segunda, dia 1)

Por Leonardo Lichote – 09/12/14

Vale Verde e tutu me recebem na Cantina do Lucas, endereço histórico de BH, ponto de encontro do Clube da Esquina. Me dou conta ali que a única loja aberta na cidade no feriado local …


ler mais →

11

dez

Uma noite memorável com Wisnik e Guinga

Por Lauro Lisboa Garcia – 09/12/2014

Fui convidado pra acompanhar a 4ª Mostra Cantautores em Belo Horizonte e tive uma bela surpresa na noite de abertura ontem, quando se completaram 20 anos da morte de Tom Jobim, referência das mais …


ler mais →