

















O cantautor é uma figura presente em várias épocas da história da humanidade. O imaginário das mais diversas civilizações sempre reservou um lugar ao dom dos bardos, trovadores, repentistas, artistas cuja expressão se desenvolve na solidão do gesto cantante. A arte do cantautor, a canção em seu formato mais essencial, guarda portanto um caráter místico, de ato de resistência, insistência, expressão individual e universal. Emissário de narrativas de caráter diverso, o cantautor é um personagem fundamental ao espaço social da cidade moderna, por atualizar tradição tão antiga nas linguagens humanas, por portar afetos indispensáveis à nossa atmosfera simbólica.
A Mostra Cantautores BH é um encontro intimista de compositores da canção contemporânea e tem por conceito-base a realização de apresentações solo, em que cantores-compositores tocam suas canções em formato bruto, acompanhados apenas por seu instrumento.
A quarta edição da Mostra acontece no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna e na Funarte MG entre os dias 08 e 14 de dezembro. Zé Miguel Wisnik, Guinga, Sérgio Santos e Tó Brandileone são alguns dos nomes de destaque.
Sucesso de público nas últimas edições, a Mostra Cantautores BH inicia sua agenda de apresentações no dia 08 de dezembro. Lançamento de CD e nomes inéditos integram a programação, que será realizada em dois diferentes espaços da capital: Teatro Oi Futuro Klauss Vianna e Funarte MG.
A abertura oficial da programação será realizada no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, reunindo quatro virtuoses da música brasileira. Às 18h00, Rafael Martini (MG) inicia as atividades desta edição, fazendo um pocket-show de abertura para a aula-show do paulista Zé Miguel Wisnik. Na mesma noite, às 20h30, o carioca Pedro Carneiro faz um pocket show de abertura para a apresentação de Guinga (RJ), que lança seu CD “Roendopinho”. O palco do teatro volta a receber o projeto no dia 14 de dezembro, encerrando a edição com Tó Brandileone, que terá abertura de Luiza Brina, e Sergio Santos, que será precedido por um pocket-show de abertura de Pablo Castro. Os ingressos terão preço único de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Entre os dias 9 e 13 de dezembro, os shows acontecem na Funarte MG, trazendo nomes até então inéditos em BH, como os destacados compositores Tiganá Santana (BA), Thiago Amud (RJ), Iara Rennó (SP) e JP Simões (Portugal). Além disso, artistas locais menos conhecidos como Laura Catarina, Téo Nicácio e André Travassos apresentam novos caminhos para a canção produzida em Minas.
A 4ª Mostra Cantautores Belo Horizonte é viabilizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Centro Universitário Una, além de apoio cultural do Oi Futuro, da Funarte MG e da Casa Una de Cultura.
Nos quatro anos de existência da Mostra Cantautores BH, cerca de 65 artistas já passaram pelo projeto. Apresentando nomes consagrados e estreantes, locais, nacionais e internacionais, a Mostra sempre buscou realizar recortes potentes do efervescente panorama da canção contemporânea, que tem hoje em Belo Horizonte um dos centros mais pulsantes no Brasil.
Numa época em que a internet toma lugar dos velhos catálogos, a navegação pelas águas da canção popular brasileira é um exercício que parte de uma oferta vastíssima. Canais no youtube e no soundcloud chegam por todos os lados, a costura de filtros se torna um jogo de quebra-cabeça. A curadoria não é uma eleição dos “melhores”, mas, pelo contrário, uma complexa equação de afinidades e contrapontos, um jogo de espelhos na construção de uma coerência interna.
Nesse ano, com base numa pesquisa contínua e atenta, a curadoria da Mostra Cantautores buscou uma escuta ampla da cena cancional, mantendo o foco nos artistas de Minas mas também ampliando o olhar para outros territórios. Sem preconceitos estilísticos, mas com os ouvidos alimentados pela tradição da canção popular brasileira, e suas múltiplas ressonâncias.
Do entendimento da canção como forma que pensa, múltipla e permeável a uma infinitude de territórios estéticos, a curadoria valorizou a diversidade e a expressividade das linguagens. Os diálogos com a literatura, as artes cênicas e plásticas, a singularidade da expressão individual do canto, a busca não necessariamente pela inovação absoluta da linguagem, mas pela autenticidade autoral na escrita da canção, foram alguns dos critérios que buscamos seguir.
Guinga, Zé Miguel Wisnik e Sérgio Santos são convidados especialíssimos dessa edição, que abrem e fecham a Mostra, e representam muito do que acreditamos nos rumos da canção popular hoje. São mestres na sua capacidade de, a um só tempo, inovar a linguagem, apresentando uma dicção própria, sem deixar de ecoar a tradição.
A presença de outros artistas mais jovens de outros Estados do Brasil – Tó Brandileone, Thiago Amud, Tiganá Santana e Iara Rennó – bem como a presença de um importante nome da canção popular portuguesa – JP Simões – sinalizam também alguns dos propósitos e princípios que regem o trabalho de curadoria: promover diálogos entre cenas distintas, estimular conexões para uma cartografia da canção de influência lusófona e latinoamericana.
Os artistas mineiros são muitos, e muito diversos. Sabemos que a canção em Minas é uma força ancestral e pujante. Nesse sentido, buscamos construir uma proposta de programação que abordasse aspectos distintos dessa produção autoral, apresentando cantautores de diferentes linguagens e universos. À presença de estreantes de expressão autoral bastante singular como Téo Nicácio e Laura Catarina, se soma a redescoberta de figuras com trabalho já conhecido na cena do rock alternativo de BH, como Vinikov e André Travassos, bem como a mítica figura de William Serra e seus boleros autorais, ou a peculiar dicção de Pamelli Marafon. Além do carioca Pedro Carneiro, reaparecem no cartaz, Rafael Martini, Pablo Castro e Luiza Brina, como convidados especiais de abertura, estimulando diálogos de uma já reconhecida produção autoral local, com nomes de maior reconhecimento do público.
Sabemos, porém, que há uma quantidade imensa de artistas ainda não contemplados pelo projeto. Temos todo interesse em conhecer o trabalho de cada um dos interessados em participar da Mostra. Para isso, para as próximas edições, abriremos oficialmente períodos de envio de material, atendendo a requisitos técnicos mínimos, para possibilitar que a costura desse festival seja ainda mais rica. Agradecemos o interesse e a compreensão de todos os artistas, e seguimos juntos pela movida da canção popular brasileira.
Vida longa aos cantautores!
Luiz Gabriel Lopes e Jennifer Souza – curadores residentes
Makely Ka e Kristoff Silva – curadores convidados
Por Lauro Lisboa Garcia – 16/12/14
Festivais de música são excitantes pra mim, especialmente os de longa duração em cidades fora do circuito paulistano ou carioca – não só pela oportunidade de viajar, mudar de ares, conhecer o trabalho de …
ler mais →
Por Leonardo Lichote – 14/12/14
Com saudável leviandade, costumo dizer que a canção popular é a forma mais elevada de arte que existe. Uma noite como a de sábado na Mostra Cantautores reforça essa ideia de forma tão sutil quanto …
ler mais →
Deixe sua sugestão, crítica, ideia. Colabore. Entre em contato através do formulário abaixo ou mande um email para mostracantautores@gmail.com
Idealização e direção artística | Jennifer Souza e Luiz Gabriel Lopes
Curadoria | Jennifer Souza, Luiz Gabriel Lopes, Kristoff Silva e Makely Ka
Coordenação geral, coordenação de produção e produção geral | Jennifer Souza e Luiz Gabriel Lopes
Produção executiva | Elba Rocha
Assistência de produção | Thiago Sá e Brisa Marques
Projeto gráfico | Coisa Amarela
Produção audiovisual | Apiário
Produção musical | Estúdio Frango no Bafo
Luz | Cristiano Oliveira
Som | Bruno Corrêa
Assessoria de imprensa | A Dupla Informação
Prestação de contas e gestão financeira | Diana Gebrim
Site | Pedro Leitin